terça-feira, 5 de maio de 2009

Don't Look Back in Anger

Sempre fui competitivo. Na escola, uma das minhas lembranças mais antigas é de uma colega que ficava 'disputando' ser 'melhor' da classe (em geral ela era...). Nos esportes, o mesmo, nunca gostei de perder e fazia de tudo para ganhar. Não vou mentir, continua sendo difícil perder.
Essa introdução é para ajudar a entender a minha situação. Entrei no meu atual emprego (1º e único) em nov. de 2004, como estagiário. Encarei esse estágio como se fosse realmente um emprego, com agressividade e sorte consegui ser terceirizado ao me formar (após 1 ano como estagiário). Era uma situação praticamente ideal, afinal de contas as minhas funções eram as mesmas, e o meu salário aumentou 125%. Entretanto a minha inquietação me colocou no meio de muitos processos dentro da empresa, o que culminou com um convite para passar para o quadro 'oficial' (após 1 ano como terceiro - Analista de Validação - GMP). Nesse ponto surgiu uma situação um pouco desconfortável, meu novo cargo era 'inferior' ao meu cargo como terceiro e o meu salário, na prática, menor (apesar de incluir vale refeição e plano de saúde - coisas que não utilizo) que anterior.
Novamente, eu preferi não ligar muito e apenas trabalhar, mesmo ritmo, mesma agressividade e competitividade. Porém, eu reconheço, criando muita confusão, muito atrito. Sempre pensando no melhor para a empresa, sempre 'forçando' os acomodados a se agitarem e suarem um pouquinho a camisa.
Após algumas mudanças em função da crise, recebi o convite para passar ao meu cargo atual (aumento de 30%, após cerca de 1 ano como Assistente Técnico Jr.). Ao aceitar a proposta, eu entendi que a empresa estava comprando um pacote de sucesso: trabalho+agressividade+pressão+competitividade = resultados positivos...surpresa! Na primeira reunião geral de Coordenadores recebi meu feedback 'gerencial': Seja menos agressivo, crie menos stress, resolva mais problemas...
Aquilo foi um impacto, mas estou tentando me adequar. Mesmo assim, a cada dia acho que minha performance vai caindo e me sinto um pouco acomodado. É estranho, mas deixar de ser você, mesmo que seja por algumas horas no dia, é extremamente cansativo e estressante.

Nenhum comentário: