terça-feira, 6 de setembro de 2011

Totvs Microsiga Protheus: um ERP brasileiro para o mundo


Se vocês têm familiaridade com o ambiente empresarial, já devem ter ouvido falar na sigla ERP (Enterprise Resource Planning). E para que a empresa tenha um ERP funcional, hoje em dia um software é a chave.

Já tive a oportunidade de trabalhar com o ERP da SAP, que é uma empresa alemã líder mundial nesse segmento. O sistema alemão é muito bom para a área de produção e bem estruturado atende todas as demandas necessárias. Entretanto, o custo de implantação é bem alto (bota alto nisso) e o tempo do projeto até o Go Live geralmente é muito longo. Pelo que entendi é um sistema com uma parametrização extremente complexa.

Desde 2010, estou trabalhando na linha de frente do projeto de implantação do ERP da Totvs. A minha curiosidade era por que só conhecia a Totvs da propaganda com a Marília Gabriela na Sky. Também queria saber se o Brasil realmente tinha a capacidade de estruturar um sistema capaz de brigar de igual para igual com o líder mundial.

Em resumo, a resposta é sim. O Protheus tem uma interface muito boa e gera relatórios interessantes e funcionais. É bem leve na máquina e não trava como o SAP travava (pelo menos aqui onde trabalho). Minhas ressalvas se restringem ao projeto de implantação, que foi baseado no sistema de franquias da Totvs e não conta (aqui no Maranhão) com recursos humanos qualificados para auxílio na implantação de módulos de produção, estoque e custos.

Como operador do sistema estou muito satisfeito.

Nenhum comentário: