quinta-feira, 6 de outubro de 2005

Será?

Hoje eu passei a noite entre blogs e afins. Em sua maioria blogs brasileiros. Invariavelmente encontrei críticas ao Brasil. Críticas das mais diversas, desde a política à índole do nosso povo. Encontrei teóricos que teceram complexas redes explicativas do real motivo da fraqueza de caráter do nosso povo, encontrei provas inquestionáveis de que nosso país é o pior lugar para viver, descrições dramáticas da situação de cidades como o Rio de Janeiro e São Paulo, impressionantes relatos de quem não aguenta mais a injustiça que abateu-se sobre nossa sociedade.
Não sou ufanista, nunca fui chegado a uma patriotada, e talvez nem seja reconhecido pela minha justica e imparcialidade de julgamento. Mas devo confessar envergonhado que acho que o Brasil está melhorado. Não, eu não vou falar de dólar em cotação baixa, de recordes da Ibovespa, do Superávit primário, Macroeconomia não é o meu forte. Observação sim, moro em São Luís-MA, para quem não conhece, a capital do estado com o menor IDH do Brasil. Uma das piores distribuições de renda do país (por exemplo, possui a frota de carros com a menor quilometragem média do Brasil...pode?), subemprego disseminado, nem 0,1% de esgoto tratado. Mas por incrível que pareça, minha cidade melhorou muito nos últimos 4 nos. Sem nenhum programa anti-mendigos, o número de pedintes é visivelmente menor, aparentemente a classe média tem conseguido respirar, e o nível de inadimplência no comércio desabou.
Não sei se isso pode ser aplicado ao Brasil como um todo, provavelmente sim, a menos que moremos realmente em uma ilha, o que não acredito (já consertaram a ponte?).
É só uma idéia em construção, como todas as outras...

2 comentários:

Anônimo disse...

I love your website. It has a lot of great pictures and is very informative.
»

Anônimo disse...

Very best site. Keep working. Will return in the near future.
»