sexta-feira, 5 de julho de 2013

My friend / Mon ami / Meu amigo

Às vezes é preciso registrar alguns acontecimentos.



Todos dizem que no trabalho, não se fazem amigos, apenas colegas.

Ano passado fui designado para receber a visita de um 'estudante Francês que vinha pesquisar/trabalhar na área de Sustentabilidade em nossa empresa'. Cara, que figura, primeiro por que ele não se chamava Noah e sim Noé (- Como o da arca!), em segundo por que notávamos nele uma vontade genuína de aprender.

Mas não aprender apenas sobre o trabalho e a empresa.

Aprender tudo! Desde a comida, as bebidas (!), os costumes, os nomes, as novelas. Nada é mais inspirador que isso. Ele, jovem demais para estar assim, 'largado' no mundo - ou melhor, nunca é cedo para estarmos assim, não é mesmo? - já chegou nos ensinando algo de valor: ter coragem é ter tudo na vida.

Encarar uma Trip NY - São Luís - Barra do Corda não é para qualquer um. Passar um ano e meio nos confins do Maranhão é para pouquíssimos.

E não era só a viagem, era a empresa, eram os problemas, era a adaptação, era tudo. E era mesmo, por que ficou no passado, rapidamente.

Inspirado, peguei meu inglês de quinta e coloquei a serviço do nosso ilustre personagem, para tentar traduzir o que algumas vezes era intraduzível (ainda mais com um vocabulário de quinta rsrsrsrsrs). Nos divertimos bastante nesse processo.

Cara, como eu aprendi. Foi demais poder discutir sobre tudo, sobre cultura e sobre negócios, sobre comida e sobre a vida. Dizem que amigos são 1 alma em 2 corpos, com o Noé posso ter certeza da amizade. Minhas cachorras dificilmente se apegam a chatos. E nenhum outro amigo tomou cachaça com mel junto com meu pai. E amizade é isso é fazer as coisas sem perceber.

Hoje é dia de comemorar, recebemos um Francês e exportamos um legítimo nordestino de volta para o mundo.



Amigo é aquele diante de quem podemos pensar em voz alta.
Ellen G. White

Nenhum comentário: