segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Coisas Abomináveis



Estava a ler no sábado minhas queridas crônicas - que foram minha iniciação no prazer da leitura. E reli esta aqui do querido PMC: http://www.janainaramos.com/2009/06/coisas-abominaveis-paulo-mendes-campos.html

Obviamente sem o mesmo brilho, resolvi fazer a minha listagem de coisas abomináveis, que me vêm à cabeça neste instante.

Bater no carro de gente histérica, bater no carro de policial, bater no carro de advogado. Dor de barriga no trabalho. Perder jogo no último minuto. Bateria do celular acabar e você esperar uma ligação urgente. Chefe que se acha especial. Gente que se acha especial. Programação da TV aberta no domingo. Novela das 8. Ricardo Teixeira. Galvão Bueno narrando Fórmula 1. Gente que se apossa do coletivo. Ônibus coletivo cheio. Terminal de integração de coletivos. Buracos em avenidas. Bueiro sem tampa em dia de chuva forte. Barriga roncando às 9:15 da manhã. Ter de trabalhar na segunda. Ter que fingir estar trabalhando quando na verdade se está na internet. Querer ler e estar sem nenhum livro novo. Ter que parar um filme na metade para terminar de assistir depois. Esquecer de assistir o filme que ficou pela metade. Perder dinheiro. Achar uma conta que não foi paga. Ser demitido. Ser forçado a pedir demissão. Quando nos dizem 'o problema não é você, sou eu'. Quado nós dizemos ' o problema não é você, sou eu'. Ter que economizar para comprar uma casa, mas na verdade estar economizando para aumentar o lucro da CEF. Pagar em prestações o que você deveria ter comprado à vista. Não achar a lente de contato em dia de jogo à noite. Revisar SOP que não foi você quem elaborou. Revisar qualquer coisa. Passar em concurso e não ser chamado. Não saber se já foi chamado em concurso que passou. Ver que já foi chamado e perdeu o prazo do concurso que você passou. Wágner cobrando qualquer coisa que depende mais dele do que de mim. Gente que não toma atitudes por medo de errar. Coca-cola quente. Pepsi sem gás. Pepsi com gás. Mulher que grita por qualquer coisa. Homem que grita por qualquer coisa. Gente que não sabe descansar. Gente que não sabe ficar em fila. Dor de dente. Dentista. Broca. Dia de ir no dentista. Quando a preguiça vence a alegria de viver. Sede. Meia listrada.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

E o que você vai fazer com o seu $?


E aí? As bolsas vão continuar caindo. Exagero? Mas quando é que os mercados não foram ultrassensíveis? Você tem estômago e liquidez para aproveitar a baixa e comprar as opções corretas? Legal.

Mas e você que quer comprar um apartamento, um carro ou decorar sua casa em 2012. O que você vai fazer, onde vai colocar seu dinheiro? Na poupança? Não me diga algo assim.

O Brasil não tem os problemas europeus, nem os americanos. Nossos problemas são de outra natureza, a nossa dúvida é aumentar a taxa de juros e crescer menos ou fazer um aperto fiscal e crescer menos?

É uma resposta que virá cedo ou tarde e nesse intervalo divida seu patrimônio e aplique 1/3 em fundos conservadores, 1/3 na poupança, mas deixe 1/3 em ações interessantes (de setores relacionados ao nosso ótimo mercado interno: setor de consumo, setor elétrico...), não deixe de aproveitar essa grande oportunidade que é a Bovespa a 54.000 pontos.